jornal influente

Thursday, June 01, 2006

Capoeira, mistura de ginga, malícia e muita beleza nos movimentos.

Por Ronaldo Thyago.

A capoeira é dança, jogo e luta. Tudo isso ao mesmo tempo. Por isso é tão complexa, tão rica e tão surpreendente. Luta dissimulada, disfarçada em brinquedo, jogo de habilidade física, beleza e muita malícia.

A capoeira é uma manifestação da cultura popular brasileira que reúne características bem peculiares: mista de luta, jogo, dança, praticada ao som de instrumentos musicais (berimbau, pandeiro e atabaque), palmas e cânticos. É um excepcional sistema de auto defesa e treinamento físico, destacando-se entre as modalidades desportivas por ser a única originalmente brasileira e fundamentada em nossas tradições culturais. Acreditamos que a capoeira veio da África, mas alguns estudiosos dizem, que foi criada no Brasil pelos escravos na sua luta pela liberdade.

O que se sabe é que na África existia uma dança que era praticada com bastante violência. Esse jogo fazia parte de um ritual de passagem da infância para a vida adulta, onde os negros lutavam em um pequeno recinto e os vencedores poderiam desposar as meninas da tribo.

Os negros vindos para o Brasil eram de todas as partes da África. Principalmente de Angola, onde os negros Bantos, diziam-se mais fortes e ágeis, por isto teriam mais aproveitamento no trabalho. Esses negros deram origem à capoeira, daí o nome Capoeira de Angola.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home