jornal influente

Thursday, June 01, 2006

Candomblé deixa de ser um culto exclusivo de grupos negros e passa a ser uma religião de muitos brasileiros.


Por Ronaldo Thyago.

O Candomblé e as demais religiões afro –brasileiras, formaram-se em diversas áreas do brasil com diferentes ritos e nomes .

Desde o início as religiões afro-brasileiras formaram-se em sincretismo com o catolicismo, e em grau menor com a s religiões indígenas. O culto católico aos santos, numa dimensão popular, ajustou- se ao culto dos africanos. A umbanda espalhou-se por todas as regiões do pais, sem limites de classe, raça, cor , de modo que todo o país passou a conhecer.

O Candomblé era caracterizada uma religião exclusiva dos grupos negros, descendentes de escravos. Mas já espalhou por todos os lugares e grupos , como9 acontecera com a umbanda, deixando de ser exclusiva do segmento negro , passando a ser uma religião para todos .

O candomblé encontrou condições sociais, econômicas e culturais muito favoráveis para o seu renascimento num território novo, em que a presença de instituições de origem negra até então pouco contavam.
Novos terreiros de orixás foram se criando, podiam ser encontrados pobres de todas as origens étnicas e raciais. Eles se interessavam pelo o candomblé, e assim os terreiros cresceram às centenas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home