jornal influente

Monday, May 29, 2006

DANÇA ÁRABE



As variadas formas de danças populares tradicionais que sobrevivem isoladamente nas diversas regiões do país transcendem o universo estético da inquietação criativa contemporânea, detendo funções sociais específicas imbricadas nas comunidades que as produzem.
Dança do Ventre Tradicional e Danças Folclóricas Árabes


Dança oriental proposta é a Dança do Leste (Racks el Charks, em árabe), popularmente conhecida como a dança do ventre - tradução de Belly Dance, nome dado pelos estúdios hollywoodianos, o qual não se adequar muito bem, pois os movimentos executados na dança não se restringem à área do ventre.


É uma dança, que, quando bem executada, proporciona um espetáculo belo devido a graciosidade dos movimentos, leveza dos gestos, a música exótica e aos trajes suntuosos.

Surgida no Antigo Egito, era no princípio praticada pelas sacerdotisas para reverenciar algumas deusas ( Íris e Bath) em rituais ligados a fertilidade. Posteriormente a Dança do Ventre popularizou-se e foi levada para os palácios e haréns perdendo assim um pouco do seu caráter sagrado. A tradição desta dança mística é mantida até hoje, principalmente entre os povos de origem árabe, sendo realizadas em ocasiões festivas. volta




Reportagem: Ronaldo Thyago
Foto: Site
Matéria: On Line

0 Comments:

Post a Comment

<< Home